logo_boana
Home
Programação
Inscrições
Envie seu trabalho
Organização
Contato
Resumos
Lojinha
Logos

Logos do I Congresso Brasileiro de Bioacústica: complexidade e diversidade em bioacústica

As logos foram pensadas e elaboradas pela bióloga e artista Ana Silveira de Souza, todas são artes aquarelas feitas à mão e foram planejadas para atender ao tema do nosso congresso “Complexidade e diversidade em bioacústica”. Para isso foram selecionadas algumas espécies que representam o nosso país e cada bioma dele, abordando a diversidade de grandes grupos que fazem uso da bioacústica como forma de comunicação. Cada “animal-símbolo” foi desenhado em forma de uma nota musical e está representando um bioma brasileiro.

Espécies das logos:

Logo I CBB_Completo_small

Mico-leão-dourado Leontopithecus rosalia

O mico-leão-dourado foi desenhado em forma de mínima e está representando o bioma Mata Atlântica e o grupo dos Primatas. A escolha dessa espécie se deu devido ao grande símbolo que ele representa para o Brasil e para a Mata Atlântica, levando em conta também a importância da bioacústica em forma de chamados de longo alcance para a comunicação desses micos.

logo_boana

Boana punctata Hypsiboas punctatus

A perereca Boana punctata foi desenhada em forma de colcheia dupla, representando o bioma Pantanal e o grupo dos Anuros. Essa espécie foi escolhida para representar o grupo dos Anuros, um grupo onde os chamados vocais são muito importantes e fazem parte de diversos aspectos da vida desses animais. Essa pererequinha ocorre no bioma Pantanal, na vegetação associada aos cursos d’água, e foi escolhida também para representar esse grande bioma brasileiro.

logo_boto

Boto-cor-de-rosa Inia geoffrensis

O boto-cor-de-rosa foi desenhado em forma de clave de fá, representando o bioma Amazônia e o grupo dos Cetáceos. Ele foi escolhido devido ao símbolo biológico e cultural que ele representa para o país e para o bioma amazônico, representando um grupo onde a bioacústica é essencial para a comunicação e localização geográfica.

logo_soldadinho

Soldadinho-do-araripe Antilophia bokermanni

O soldadinho-do-araripe foi desenhado em forma de clave de sol, representando o bioma Brejo de altitude e o grupo das Aves. O soldadinho-do-araripe é uma espécie endêmica do Nordeste brasileiro e foi escolhido para representar um dos maiores alvos de estudo da bioacústica, o grupo das Aves, cuja comunicação acústica é extremamente complexa e fundamental.